23/09/2019

Como calcular o tempo para a aposentadoria?


O segurado pode tentar calcular esse tempo observando seus documentos da vida laboral, como carteiras de trabalho, contratos, holerites e extratos do FGT (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

A outra opção é usar o sistema de simulação de aposentadoria do INSS, que calcula o tempo de contribuição com base nas informações do CNIS, o cadastro de salários e vínculos de emprego do trabalhador.

Para usar esse sistema, é necessário acessar gov.br/meuinss. Quem ainda não tem o cadastro precisará preencher o formulário, responder a algumas questões e depois registrar uma senha. O acesso é feito por meio do CPF.

Quem não fizer o cadastro também consegue usar o simulador, mas terá que incluir manualmente os períodos de contribuição, com a data inicial e final de cada vínculo e os salários.

Quando o segurado clicar no comendo "simular", caso ainda não tenha os requisitos para a aposentadoria que escolheu, essa informação será fornecida pelos sistema, que também informará quantos anos estão registrados no extrato de contribuição dele ou quanto tempo ele incluiu no simulador.

Fonte: Agora


Compartilhe: