29/09/2019

Verdades e mitos sobre o crédito imobiliário!


Está pensando em adquirir um imóvel? O crédito imobiliário é uma excelente opção para realizar esse sonho. Mas bate aquela insegurança e aquele medo ao imaginar a burocracia? É normal que várias dúvidas surjam no meio do caminho. No entanto, elas não podem servir de justificativa para adiar a compra da casa própria.

Atualmente, no mercado imobiliário, existem diversas opções de financiamento, mas é importante fechar negócio com quem realmente entende. Devido à complexidade do tema, é preciso ficar alerta para as informações desatualizadas que circulam e para as mudanças nas regras do crédito habitacional. 

Há 38 anos, a POUPEX disponibiliza linhas de financiamento imobiliário com ótimas condições: juros baixos, agilidade na liberação e atendimento personalizado. E, para ajudá-lo a escolher a melhor opção na hora de realizar o sonho da casa própria, listamos algumas verdades e mitos sobre essa modalidade de crédito.

Confira:

1. Eu preciso me organizar financeiramente?

VERDADE: ao escolher o financiamento imobiliário, a pessoa terá a obrigação de pagar as parcelas mensalmente, com isso, estará investindo em algo que vai comprometer o orçamento por um bom tempo.

2. Qualquer imóvel pode ser financiado?

MITO: o imóvel passa por uma avaliação minuciosa, tanto das condições físicas quanto dos documentos. Se faltar algum, o financiamento não é aprovado. O imóvel tem de estar localizado em área urbana dotada de infraestrutura básica; precisa ter boas condições de habitabilidade, tudo isso para servir como garantia de pagamento.

3. É importante fazer simulações em várias instituições antes de contratar um financiamento?

VERDADE: sim, e escolher aquela que oferecer o melhor Custo Efetivo Total (CET), que é o resultado da soma de todos os encargos: valor da prestação, do seguro, das tarifas cobradas e dos juros incidentes.

4. O valor das parcelas pode aumentar?

VERDADE: tudo vai depender do sistema de amortização escolhido. No Sistema de Amortização Constante (SAC), o valor da parcela decresce ao longo do prazo contratual. No Sistema Francês de Amortização, Tabela PRICE, as prestações, por padrão, são estáveis durante o financiamento. Por isso, é fundamental obter os valores do CET do início ao fim do contrato e ter tudo muito bem esclarecido para evitar sustos.

No entanto, se o mutuário contratar um financiamento com correção do saldo devedor pelo IPCA (índice que mede a inflação), tanto no sistema de amortização SAC quanto no PRICE, terá as parcelas corrigidas ao longo do prazo contratual.

5. A antecipação de parcelas é benéfica?

VERDADE: trata-se de uma excelente alternativa para reduzir os juros a serem pagos ao fim do prazo contratual. Ao antecipar o pagamento de parcelas, é possível negociar com a instituição financeira, diminuindo o valor das prestações ou o prazo de pagamento do financiamento.

6. Contrato é tudo igual? Não precisa ler detalhes?

MITO: cuidado! Os contratos variam muito de uma instituição para outra. É preciso ler e reler cada item para evitar surpresas desagradáveis. O importante é entender tudo. Se necessário, pergunte.

7. É possível obter crédito antes de escolher o imóvel?

VERDADE: o cliente pode dar entrada em um pedido de financiamento antes de escolher o imóvel que vai adquirir. Caso seja aprovado, o cliente receberá da instituição uma carta de crédito com prazo de validade.

Fonte: Correio Braziliense



Compartilhe: