06/11/2019

Modo noturno no celular: quais os benefícios!


A principal vantagem é permitir uma leitura mais confortável aos nossos olhos.

Ele está sendo cada vez mais usado: o modo noturno do celular. O fundo fica escuro e as letras claras. Apesar de ter sido criado para ser usado à noite, cada vez mais as pessoas estão utilizando durante o dia também. Isso porque o modo noturno é menos cansativo para os olhos.

Mas o modo noturno funciona? A principal vantagem é permitir uma leitura mais confortável aos nossos olhos. “O modo noturno diminui o brilho da tela para você ter menos despertar. A luz intensa estimula o despertar e você pode perder o sono”.

O oftalmologista Emerson Castro mostrou três tipos de cores do modo noturno: avermelhado, amarelado e o que troca os tons claros do fundo por escuro. Alguns celulares já trazem isso como opção na configuração, mas também é possível baixar aplicativos com esse recurso.

Outras dicas

Além de usar o modo noturno, algumas ações podem minimizar os riscos das telas nos olhos:

- Lembre de piscar porque o músculo fica muito tempo parado, cansa e resseca;
- Faça pausas a cada 30 minutos e olhe para longe. Isso é uma forma de alongar a musculatura dos olhos;
- Uma boa postura na frente da tela melhora o rendimento visual.

Luz do celular pode prejudicar os olhos e o sono

A luz azul emitida pelos eletrônicos tem efeitos no sono e nos olhos. Essa luz pode inibir a produção da melatonina, por exemplo. Quando em excesso, especialmente à noite, a luz azul causa ressecamento transitório na córnea, cansaço nos olhos e dificuldade de foco.

O oftalmologista lembra que a luz azul não faz mal. O que faz mal é o excesso.

Fonte: Bem Estar - G1


Compartilhe: