21/01/2020

Previdência Social e o que fazer para a aposentadoria


O que é a Previdência Social?

A Previdência Social é um seguro que garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele para de trabalhar. Também garante outros benefícios em caso de doença, invalidez, idade avançada, morte, desemprego, maternidade ou ainda na reclusão (prisão).

Para ter direito a esses benefícios, o trabalhador deve pagar uma contribuição mensal durante um determinado período ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O tempo de contribuição varia de acordo com o tipo de aposentadoria. O INSS administra o recebimento dessas mensalidades e paga os benefícios aos segurados que contribuíram e que se aposentaram.

Os benefícios previdenciários também podem substituir a renda do trabalhador que contribuiu quando ele para de exercer sua função, seja por doença ou condições de trabalho prejudiciais à saúde (como locais com excesso de barulho ou poeira).

Como pagar a previdência social para se aposentar?

As empresas são responsáveis por descontar a contribuição dos funcionários contratados. No caso de autônomos, são os próprios interessados que devem fazer o pagamento, usando um carnê.

Os carnês ou GPS (Guia da Previdência Social) para começar a pagar o INSS podem ser impressos no site da Previdência ou comprados em papelarias e livrarias. O pagamento das mensalidades ao INSS pode ser feito em qualquer agência bancária ou casas lotéricas.

Como começar a contribuir para a aposentadoria pelo INSS?

Para os trabalhadores com registro em carteira de trabalho, cabe às empresas fazer o pagamento das prestações do INSS.

Já outros contribuintes, como os que trabalham por conta própria ou donos de casa, podem fazer sua inscrição pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou pelo site do INSS.

Os postos do INSS funcionam de segunda a sexta, mas os horários de atendimento variam de acordo com a cidade. Alguns abrem das 7h às 17h, outros das 8h às 18h e, também, há locais com horário reduzido, como, por exemplo, das 7h30 até15h. 

Como saber se o patrão está pagando corretamente as contribuições?

Para verificar se o patrão está pagando as contribuições do INSS em dia, o segurado poderá consultar o Cnis (Extrato de Vínculos e Contribuições à Previdência) pelo site Meu INSS.

Para ter acesso ao site, o segurado precisa fazer um cadastro. Além de informar os dados pessoais, o sistema fará perguntas sobre o histórico de trabalho e contribuições (ano de admissão do seu último emprego com carteira assinada, em quais empresas trabalhou e se recebeu algum benefício do INSS nos últimos anos, por exemplo). Após responder às questões, você receberá uma senha provisória, que deverá ser trocada logo no primeiro acesso.

Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar fazer o cadastro novamente ou ligar para o 135. Caso não consiga fazer o cadastro do site, o segurado deve procurar uma agência do INSS.

O Cnis também pode ser solicitado em uma agência do INSS. Porém, o segurado precisará fazer um agendamento no site do Meu INSS.

Segurados que têm conta no Banco do Brasil podem verificar o extrato pelo aplicativo BB Mobile, nos caixas eletrônicos e pelo site www.bb.com.br (acesse as opções conta corrente, extratos diversos e Previdência Social). Já os clientes da Caixa Econômica Federal podem acessar o extrato por meio do internet banking (na opção Previdência), nos caixas eletrônicos e por aplicativo de celular.


Fonte: UOL


Compartilhe: